Montar uma mercearia em casa pode ser uma ótima forma de gerar renda extra, mas é importante que o empreendedor esteja ciente de todas as etapas para abrir o negócio.
Para começar, é necessário estudar o mercado e verificar a viabilidade do negócio. É preciso também elaborar um planejamento estratégico, que inclua as metas do negócio, as estratégias para alcançá-las e os recursos necessários.
Depois disso, é preciso definir quais mercadorias serão oferecidas na mercearia e montar o estoque. É importante ter cuidado para não comprar produtos fora de estoque ou com prazo de validade vencido.
O empreendedor também deve se preocupar com a localização da mercearia. Ela deve estar em uma região com grande fluxo de pessoas e com um bom potencial de consumo.
Finalmente, é preciso contratar funcionários qualificados e estabelecer um precinho justo para os produtos, de forma a não perder clientes.
Com isso, o empreendedor tem tudo o que precisa para abrir uma mercearia em casa com sucesso.
Quais os produtos que mais vende em uma mercearia em casa?
Mercearias são estabelecimentos comerciais onde é possível adquirir diversos tipos de produtos, como é o caso dos alimentos, bebidas, produtos de limpeza, vestuário e calçados, entre outros.
Na maioria das vezes, as mercearias contam com uma grande variedade de produtos, o que acaba atraindo os consumidores. Outro fator que favorece as vendas nestes estabelecimentos é o preço competitivo dos produtos.
Mas qual é o produto que mais vende em uma mercearia?
Segundo um estudo realizado pela consultoria Nielsen, os produtos de higiene pessoal e perfumaria são os que mais vendem em uma mercearia. Estes produtos representam cerca de das vendas totais do estabelecimento.
Na sequência, estão os produtos alimentícios, que representam cerca de das vendas. Dentre estes produtos, os itens mais vendidos são a carne, os frios e os queijos.
Os produtos de limpeza também são bastante procurados, representando cerca de das vendas. Dentre estes produtos, os mais vendidos são o sabão em pó, o detergente e o amaciante.
Os produtos de beleza e perfumaria correspondem a cerca de das vendas. Os produtos de informática e telefonia, por sua vez, correspondem a apenas das vendas.
Com base nestes dados, podemos concluir que os produtos de higiene pessoal e perfumaria são os que mais vendem em uma mercearia.
Como ter um CNPJ tendo uma mercearia em casa?
Ter um CNPJ para a sua mercearia é importante, uma vez que você passará a ser um empresário, com direitos e deveres. Veja agora como proceder para ter seu CNPJ.
Para abrir uma mercearia e ter um CNPJ, são necessários alguns passos:
Registre sua empresa
Para registrar sua empresa, é necessário ter um CNPJ. Você pode fazer o registro na Junta Comercial do seu estado ou pelo site do Ministério da Economia.
Obtenha um Alvará de Funcionamento
Para ter um alvará de funcionamento, é necessário ir até a prefeitura da cidade onde sua empresa está instalada e apresentar os seguintes documentos:
- Registro na Junta Comercial;
- CNPJ;
- Taxa de funcionamento;
- Declaração de Imposto de Renda (DIRPF) do titular;
- Documentação comprobatória da atividade econômica exercida.
Inscreva-se no CNPJ
Após o registro da empresa, é necessário se inscrever no CNPJ. Esse processo pode ser feito pelo site do Ministério da Fazenda.
Cadastre-se no Simples Nacional
Para ter benefícios fiscais, como redução de tributos, é necessário se cadastrar no Simples Nacional. Essa inscrição deve ser feita no portal do Simples Nacional.
Registre-se na Previdência Social
Para ter o direito ao INSS, é necessário se registrar na Previdência Social. Esse registro deve ser feito junto ao órgão responsável pela Previdência Social no seu estado.
Cadastre-se no Ministério do Trabalho
Para ter acesso a benefícios como FGTS e seguro-desemprego, é necessário se cadastrar no Ministério do Trabalho. Esse processo deve ser feito junto ao órgão responsável pelo registro de empregados no seu estado.
Contrate um contador
Para ter uma gestão fiscal eficiente, é recomendável contratar um contador. Esse profissional auxiliará na administração de sua empresa e evitará problemas com a Receita Federal.
Agora que você já sabe os passos necessários para ter um CNPJ para a sua mercearia, siga para as dicas de empreendedorismo.
Como montar sua mercearia em casa?
Para empreender na mercearia, é necessário ter uma estrutura organizacional adequada. Veja a seguir os principais pontos a serem observados:
Planejamento estratégico
Planejamento estratégico é um processo de definição de objetivos e metas para a empresa. Esse planejamento é importante para direcionar as ações da empresa e alcançar os objetivos estabelecidos.
Organização do estabelecimento
Organize o seu estabelecimento de forma que seja funcional e prática para os seus clientes. Coloque os produtos nos locais adequados e facilite o acesso a eles.
Promoções
Faça promoções para atrair os clientes e aumentar as vendas. Ofereça descontos, brindes e outros benefícios.
Variedade de produtos
Ofereça uma grande variedade de produtos para atender às necessidades dos seus clientes. Tenha produtos de todas as categorias, como alimentos, bebidas, higiene pessoal, etc.
Atendimento personalizado
Ofereça atendimento personalizado aos seus clientes. Saber o nome de cada um deles e oferecer serviços exclusivos irá gerar maior fidelidade.
Qualidade nos produtos
Ofereça produtos de qualidade para os seus clientes. Tenha produtos de procedência confiável e de marcas reconhecidas.
Gestão fiscal eficiente
A Gestão fiscal é um processo importante para a sobrevivência da empresa. É necessário monitorar os gastos e ter uma boa estratégia para arrecadação de receitas.
Com essas dicas, você estará preparado para empreender na mercearia e ter um CNPJ para ela. Siga para as outras dicas de empreendedorismo no portal do Sebrae e aprenda ainda mais sobre o assunto.